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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FRAGA, Melina Costa Lima  and  SOUZA, Ana Paula Abrahamian de. UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DISCURSIVA GENERIFICADA NO “ESCOLA SEM PARTIDO”. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.375-395.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147040.

Este estudo faz parte do campo discursivo dos estudos de gênero e baseia-se nas premissas de Foucault (2009) sobre “produção de verdades” e análise de discurso em uma perspectiva arqueogenealógica. Trata-se de um esforço analítico focado na rede de discursos da Escola Sem Partido, com o objetivo de compartilhar reflexões sobre as motivações do grupo, os conhecimentos envolvidos e os “efeitos de verdade” produzidos por ele. Com base no conceito de “lição”, consideramos que as afirmações marcadas pelo gênero (re) produzido pelo “movimento”, em interação com os sujeitos, causam processos de subjetivação da identidade. Observamos aqui que o sintagma “ideologia de gênero” constitui um poderoso dispositivo pedagógico usado pelos ideólogos da Escola Sem Partido como forma de produzir identidades heteronormatizadas.

Keywords : GÊNERO; EDUCAÇÃO; PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO; IDEOLOGIA.

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