SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176CAN A CURRICULUM GO THROUGH THE PROCESS OF AQUILOMBAMENTO?PERCEIVED SELF-REGULATION AS A PREDICTOR OF RESOURCE USE IN MOODLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

REBOLO, Flavinês  and  CONSTANTINO, Michel. ESCALA DE BEM-ESTAR DOCENTE (EBED): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.444-460.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146531.

O objetivo do artigo é apresentar o processo de construção e validação da Escala de Bem-Estar Docente (Ebed). Trata-se de um instrumento desenvolvido para identificar os fatores que contribuem para o bem-estar dos professores com o seu trabalho. Composta de 37 variáveis da dimensão objetiva do trabalho (socioeconômicas, relacionais, da atividade laboral e infraestruturais), foi aplicada em 353 professores da Educação Básica, que avaliaram esses itens quanto ao grau de satisfação/insatisfação que proporcionam. As análises, realizadas com a Correlação de Pearson e Análise de Componentes Principais (PCA), apontam que todas as variáveis têm correlação positiva e significativa com a variável “Feliz” (autopercepção de felicidade do professor com o trabalho), contribuindo e podendo ser validadas para medir o bem-estar docente.

Keywords : PROFESSORES; BEM-ESTAR; SATISFAÇÃO PROFISSIONAL; INSTRUMENTO DE MEDIDA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )