SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue176TEACHER WELL-BEING SCALE (EBED): DEVELOPMENT AND VALIDATIONBRAZIL IN PISA 2003 AND 2012: STUDENTS AND MATHEMATICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

OLIVEIRA, Paula Diogo; SIMAO, Ana Margarida Veiga  and  FERREIRA, Paula Costa. A AUTORREGULAÇÃO PERCEBIDA COMO PREDITORA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NO MOODLE. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.176, pp.461-474.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146279.

Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.

Keywords : AUTORREGULAÇÃO; MOODLE; MEIOS DE ENSINO; TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )