SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177SELF-EVALUATION AND SOCIAL JUSTICE ON PORTUGAL’S SCHOOL’S EVALUATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

RESENDE, José Manuel; GOUVEIA, Luís  and  BEIRANTE, David. HOSPITALIDADE E INTEGRAÇÃO NA ARQUITETURA DO COMUM NAS SOCIABILIDADES ESCOLARES. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.641-659.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146808.

O presente artigo parte de dados recolhidos de uma pesquisa centrada nas sociabilidades escolares, pretendendo-se, na esteira de uma sociologia dos envolvimentos e comunalidades, trazer à luz outros ângulos da justiça escolar e do fazer o comum na escola. É, concretamente, mobilizada uma técnica designada por questionário por cenários, em que, a partir de uma narrativa de carácter dilemático, pretende-se aceder aos sentidos morais evidenciados por alunos inquiridos. Analisamos em particular as inquietações em torno do respeito, reconhecimento, hospitalidade e decência trazidas à colação por esses atores nas interações e nos juízos críticos produzidos - juízos esses que transcendem leituras meramente feitas a partir dos dispositivos formais reguladores das condutas no espaço escolar.

Keywords : SOCIABILIDADE; JUSTIÇA; ESCOLAS; ALUNOS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )