SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177HOSPITALITY AND INTEGRATION IN THE MAKING OF THE COMMON IN SCHOOL SOCIABILITYTHE QUALITY OF EDUCATION IN THE HORIZON OF INTEGRAL PROTECTION FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LEITE, Carlinda  and  SAMPAIO, Marta. AUTOAVALIAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL NA AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS EM PORTUGAL. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.660-678.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146835.

Partindo da crença de que o envolvimento das escolas em processos de autoavaliação pode contribuir para que melhor se conheçam e, em função desse conhecimento, tomem decisões que contribuam para a concretização da justiça social, foi desenvolvido um estudo que analisou duas políticas de educação em Portugal justificadas por essa intenção e que exigem o recurso à autoavaliação. Os dados, recolhidos por entrevistas semi-directivas a diretores(as) de escolas, professores(as) de equipes de autoavaliação e ex-ministro da educação responsável pela lei de avaliação, permitem concluir que a autoavaliação, pelo conhecimento que fornece das situações vividas, pode apoiar práticas de justiça curricular promotoras de justiça social. No entanto, para isso, a autoavaliação não pode se esgotar na atenção a resultados obtidos em exames e em lógicas de performatividade.

Keywords : ESCOLAS; AVALIAÇÃO; AUTOAVALIAÇÃO; JUSTIÇA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )