SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177THE EFFECTS OF JUDICIALIZATION OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN DIFFERENT SUBNATIONAL CONTEXTSEDUCATION AND DEMOCRACY: FROM THE RISK OF DISARTICULATION TO A CRITICAL RECOMPOSITION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PENA-SANDOVAL, César  and  JIMENEZ, Tatiana López. IDEOLOGIAS CURRICULARES E CONCEPÇÕES SOBRE DIVERSIDADE E JUSTIÇA SOCIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.738-757.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147086.

O estudo se propôs a identificar as ideologias curriculares de futuros professores e seu vínculo com concepções sobre diversidade e justiça social. Os dados foram obtidos por meio da aplicação da lista de ideologias curriculares a 231 participantes e de entrevistas semiestruturadas a uma mostra selecionada de universitários chilenos. Os resultados demonstram o predomínio da ideologia Centrada na Aprendizagem e uma proporção importante mostra ecletismo ideológico. Apesar do foco na aprendizagem, alguns defendem argumentos acadêmicos e eficientistas. Há uma relação gradual entre ideologias e concepções sobre diversidade e justiça, de uma coerência marcante até a ausência de tal relação. Finalmente, são discutidas implicações para a pesquisa e a formação inicial docente.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CURRÍCULO; IDEOLOGIA; JUSTIÇA SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )