SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177EDUCATION AND DEMOCRACY: FROM THE RISK OF DISARTICULATION TO A CRITICAL RECOMPOSITIONWORKING RELATIONS AND CONDITIONS OF PAULISTA TEACHERS (1995-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ECHEVERRI-ALVAREZ, Juan Carlos; GIRALDO-RAMIREZ, María Elena  and  RESTREPO-MESA, Karol. CRIANDO PAZ: CONTEÚDOS FORMATIVOS COM IMAGINAÇÃO PEDAGÓGICA. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.774-789.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146935.

Este artigo se deriva de uma pesquisa sobre experiências de mediação e gestão transformadora de conflitos em áreas afetadas pelo conflito armado colombiano, apresentando dois achados: em primeiro lugar, que, no meio de ciclos repetidos de violências, as pessoas conseguem obter um “empoderamento pacifista”, se superar e apelar para as suas capacidades, a fim de transformar os conflitos e restituir o tecido social; e em segundo, o trabalho sobre o ser, a abordagem simbólica para administrar os conflitos e educar sobre formas de convivência pacífica. Os recursos culturais identificados serviram como base para a construção de conteúdos formativos digitais que contribuíram para a Cátedra da Paz, na Colômbia. Portanto os conteúdos não partem de prescrições nem de teorias, mas transformaram as experiências concretas em conteúdos formativos para a construção da paz.

Keywords : PAZ; DEMOCRACIA; EDUCAÇÃO; CIDADANIA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )