SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177SYMPTOMS OF ANXIETY AND STRESS IN ELEMENTARY SCHOOL TEACHERSFAMILY BACKGROUND, RETURNS TO EDUCATION AND RACIAL INEQUALITY IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GUERRA, Paula; RODRIGUEZ, Mery  and  ZANARTU, Carola. COMUNIDADES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NO CHILE. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.828-844.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146858.

Uma alternativa de desenvolvimento docente são as comunidades profissionais de aprendizagem (CPA), espaço de formação altamente valorizado e respaldado por crescente evidência. Um âmbito pouco abordado são os fatores contextuais e institucionais associados às CPA. Para conhecê-los melhor foram analisadas duas CPA compostas por educadoras de pré-escolares. Por meio de um estudo de caso foram entrevistados, em grupo e individualmente, educadoras e representantes de instituições. Os achados destacam a gestão, coordenação de processos, visão e planejamento estratégico como aspectos relevantes, além dos processos de reflexão que acompanham a evolução das CPA. São discutidas as convergências e as divergências de ambos os casos, bem como as implicações teóricas y práticas.

Keywords : PROFISSÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; FORMAÇÃO CONTINUADA; COOPERAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )