SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue177PROFESSIONAL LEARNING COMMUNITIES IN EARLY CHILDHOOD IN CHILERACIAL HETEROIDENTIFICATION COMMITTEES FOR ADMISSION TO FEDERAL UNIVERSITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

VAZ, Daniela Verzola. BACKGROUND FAMILIAR, RETORNOS DA EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.177, pp.845-864.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146700.

Este trabalho analisa o efeito do background familiar sobre os rendimentos do trabalho e sobre os retornos da escolaridade no Brasil, comparando os resultados obtidos por brancos e negros. São estimadas equações de rendimento com dados de 1996 e 2014 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), adotando- -se a escolaridade dos pais do trabalhador como proxy de seu background familiar. Os resultados mostram que ter um diploma universitário tem efeito pronunciado sobre os rendimentos, porém em menor magnitude para os negros. Entre 1996 e 2014, apesar de ter ocorrido uma diminuição do efeito diploma, bem como do diferencial salarial entre brancos e negros, não houve redução da importância do background familiar para o desempenho dos indivíduos no mercado de trabalho.

Keywords : EDUCAÇÃO; RAÇA; FAMÍLIA; DESIGUALDADE SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )