SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PIERRE BOURDIEU’S RECEPTION IN THE SOCIOLOGY OF EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

NOGUEIRA, Maria Alice. O CAPITAL CULTURAL E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES CONTEMPORÂNEAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07468.  Epub Apr 22, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147468.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso do conceito de capital cultural na explicação das desigualdades escolares contemporâneas. Partindo de dois balanços recentes sobre o uso do conceito no universo científico de língua inglesa e na literatura sociológica francófona, o texto tenta responder às seguintes questões: a posse da riqueza cultural ainda é um trunfo escolar decisivo para a obtenção do êxito escolar? Em que medida isso ainda ocorre após décadas de profundas transformações sociais e educacionais? A análise evidenciou que: (i) as práticas culturais consagradas são hoje menos rentáveis e menos transmissíveis do que no passado; (ii) os investimentos econômicos dos pais têm se mostrado cada vez mais um elemento impulsionador do sucesso escolar dos filhos.

Keywords : DESIGUALDADE SOCIAL; HERANÇA CULTURAL; DESIGUALDADE EDUCACIONAL; RENDIMENTO ESCOLAR.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )