SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PIERRE BOURDIEU’S RECEPTION IN THE SOCIOLOGY OF EDUCATION IN BRAZILREADING FLUENCY: HOW THE CONSTRUCT HAS DEVELOPED AND ITS RELATIONSHIP TO COMPREHENSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DALBOSCO, Claudio Almir. AUTORIDADE DA CIÊNCIA E CRÍTICA À TRADIÇÃO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM JOHN DEWEY. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07834.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147834.

O ensaio investiga o papel atribuído por John Dewey à ciência e à educação pública democrática na obra Sozialphilosophie. Vorlesungen in China 1919/20 [Filosofia social, Preleções na China 2019/2020] . Concentra-se na interpretação da 15ª preleção, visando a compreender o modo como o referido autor associa ciência e educação, atribuindo-lhes força crítica transformadora a favor de estilos democráticos de vida associada e, consequentemente, contrapondo-as ao conservadorismo autoritário legitimado pelo sistema tradicional de crenças. Estruturado em três partes, trata, na primeira, do limite inerente à tradição; na segunda, reconstrói o núcleo tripartite da autoridade da ciência; por fim, na terceira parte indica alguns limites do pensamento de Dewey e, simultaneamente, sua possível atualidade.

Keywords : CIÊNCIA; CRENÇA; EDUCAÇÃO PÚBLICA; DEMOCRACIA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )