SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51TECHNOLOGIES IN INTERNATIONAL ORGANIZATIONS: A POLITICAL ANALYSIS OF DISCOURSEASPIRATIONS TO PUBLIC HIGHER EDUCATION AND THE “QUOTAS LAW” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DONOSO-DIAZ, Sebastián; ARIAS-ROJAS, Óscar  and  REYES-ARAYA, Daniel. ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E MACRO-POLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: RESULTADOS E DISCUSSÕES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07557.  Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147557.

O trabalho analisa as tendências do orçamento público da educação no Chile no período 1999-2018, identificando a evolução seguida, especificando suas mudanças e recorrências com base nas principais macropolíticas educacionais implementadas, dimensões pouco estudadas a partir da própria política. A análise é realizada a partir do processamento estatístico dos itens do orçamento e sua consolidação ao longo do tempo. Conclui estabelecendo uma relação entre os vários marcos sociopolíticos vivenciados pelo país nesse período, seu impacto nas propostas de orçamento educacional e a magnitude de algumas políticas, mostrando que, além dos aspectos técnicos, os orçamentos educacionais são em essência - um instrumento fundamental das políticas públicas. A análise confirma o peso dos movimentos sociais e estudantis nas políticas educacionais implementadas e na provisão financeira do Ministério da Educação.

Keywords : FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO; ORÇAMENTO PÚBLICO; POLÍTICAS PÚBLICAS; CHILE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )