SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51GENDER (A)SYMMETRIES: SUCCESS AND BARRIERS IN PROFESSIONAL DISCOURSESRACIAL RELATIONS TEACHING IN THE POST-GRADUATION STRICTO SENSU OF THE PUBLIC AREA IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PARRA, Carmen Romo; FUENTES, Silvia Escobar  and  GARCIA, Luis Miguel Rondón. INTERVENÇÃO NA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: DIAGNÓSTICO EM AÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07801.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147801.

O artigo examina a situação dos coletivos profissionais que intervêm contra a violência de gênero na Espanha a partir da perspectiva de uma amostra de estudantes da Universidade de Málaga. É implementada uma metodologia qualitativa através da aplicação de uma matriz SWOT. Os resultados denunciam sobretudo as ameaças, produto do investimento deficiente e falta de resposta social. Também se realçam a experiência, a competência profissional, os avanços legislativos e a diversidade de recursos existentes na Espanha. A presente pesquisa constitui um diagnóstico válido para encaminhar planos de estudo e políticas públicas mais eficazes contra a violência de género.

Keywords : VIOLÊNCIA; RELAÇÕES DE GÊNERO; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )