SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51EXTERNAL INFLUENCES SUCH AS ASSETS OR LIABILITIES IN STUDENTS’ EDUCATIONDUAL-INCOME COUPLE AND CHILD CARE: A LOOK AT GENDER RELATIONSHIPS IN HOUSEHOLDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALVIAREZ, Indira Carolina Granda  and  PAVA, Julián Andrés Loaiza de la. CRIANÇAS MIGRANTES E SEU ACOLHIMENTO NA ESCOLA: PESQUISAS LATINO-AMERICANAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07987.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147987.

As formas atuais de entender os fenômenos de acolhimento de crianças migrantes nas escolas públicas da América Latina são analisadas a partir de uma revisão da literatura acadêmica gerada sobre o assunto na região. Metodologicamente, um corpus composto por 60 obras publicadas entre 2014 e 2020 foi submetido a uma análise hermenêutica, a partir da qual foram caracterizados os sujeitos da infância migrante e seus territórios escolares, esboçando-se os cruzamentos e as fronteiras entre categorias compreensivas que explicam como as crianças migrantes e refugiadas são recebidas nos espaços escolares e nos sistemas educacionais regionais. Como conclusão, o consenso sobre os temas de inclusão e interculturalidade é problematizado.

Keywords : INFÂNCIA; MIGRAÇÃO; EDUCAÇÃO; AMÉRICA LATINA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )