SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51TEACHING PRACTICES AND ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS: REFLECTIONS OF BRAZILIAN SOCIETYTHE MATHEMATICAL TRAINING OF FUTURE PEDAGOGUES IN A DISTANCE-LEARNING PROGRAM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PADINHA, Thais Arantes  and  GOIA, Marisol Rodriguez. AS ESCOLAS PRIVADAS BILÍNGUES E A QUALIFICAÇÃO DOCENTE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07113.  Epub May 28, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147113.

Em meio às tendências da rede privada de ensino no Brasil de atender à demanda das elites, o artigo discute a oferta de bilinguismo na educação infantil, analisando a qualificação exigida dos professores à luz das discussões sobre a estratificação horizontal do sistema de ensino superior brasileiro e seus efeitos para os cursos de Pedagogia. Foram realizadas entrevistas com representantes de cinco estabelecimentos em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro. Titulações, comprovação de proficiência, fluência “nativa” e habilidades práticas são requisitos básicos da qualificação docente para atuar com crianças de 0 a 5 anos. Evidencia-se que a tendência ao bilinguismo nas escolas privadas agrava as desigualdades de oportunidades entre os docentes.

Keywords : EDUCAÇÃO BILÍNGUE; EDUCAÇÃO INFANTIL; ESCOLA PRIVADA; TRABALHO DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )