SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PROPOSAL FOR A TEACHER TURNOVER INDICATOR IN BASIC EDUCATIONWHY DO BEGINNING TEACHERS STAY IN CHILEAN SCHOOLS? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALBA-EGUILUZ, Baikune De; ARRIAGA-SANZ, Cristina  and  RIANO-GALAN, María Elena. EXPERIÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DE NARRAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07388.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147388.

A música tem se mostrado um instrumento valioso para o autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Este estudo exploratório-descritivo investiga as experiências de vida musical de um grupo de estudantes de Formação de Professores do Ensino Fundamental [Grado de Maestro en Educación Primaria] da Universidad de Cantabria (Espanha), descrevendo os significados e vínculos dados à música em relação ao seu futuro trabalho docente, bem como as possíveis linhas de ação pedagógica. Através da narração de histórias autobiográficas e da reflexão em grupos de discussão, os resultados mostram a relevância da música em experiências anteriores e a identificação de emoções e sentimentos, fornecem informações sobre contextos e estilos, e oferecem uma concepção da música como um recurso educativo com forte potencial emocional e criativo.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO MUSICAL; NARRATIVAS PESSOAIS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )