SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51MUSICAL EXPERIENCES THROUGH AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN INITIAL TEACHER TRAININGPAST, PRESENT AND FUTURE OF TEACHER TRAINING IN SPAIN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SACCO, Alessandra Díaz. POR QUE OS PROFESSORES PRINCIPIANTES PERMANECEM NAS ESCOLAS CHILENAS?. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07843.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147843.

A pesquisa aprofunda a experiência da permanência de nove professores principiantes chilenos do ensino médio que lecionam em escolas vulneráveis. A partir de uma abordagem ecológica do trabalho docente e de uma metodologia biográfica narrativa são articuladas diversas dimensões da compreensão do fenômeno. Revelam-se quatro temas principais, como: história de vida, encontrando a origem da sustentação e do sentido profissional; o vínculo com os estudantes como raiz da permanência; a composição de um contexto escolar como protetor e facilitador do trabalho docente; e futuros imaginados na educação: propósitos e possibilidades de projeção. Os achados permitem avançar rumo a uma compreensão integrada e multidimensional da permanência nas escolas, que provê um fluxo de comunicação entre dimensões do âmbito pessoal dos professores que se entrelaçam com os entornos cotidianos, relacionais e sistêmicos nos quais a profissão se desenrola.

Keywords : PERMANÊNCIA; MOBILIDADE DE PROFESSORES; INICIAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )