SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51WHY DO BEGINNING TEACHERS STAY IN CHILEAN SCHOOLS?DIDACTICAL CHALLENGES OF THE PEDAGOGICAL KNOWLEDGE IN CHILEAN UNIVERSITY NEW TEACHER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FRAILE, Bienvenido Martín; PARRA-NIETO, Gabriel  and  RUBIO-MUNOZ, Francisco-Javier. PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESPANHA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08591.  Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148591.

A pesquisa tem como objetivo mostrar as chaves que têm guiado o desempenho do docente no passado, as que se manifestam no presente por meio da experiência do professor e as propostas que devem orientar o futuro da profissão. Para isso, tem se realizado uma dupla análise qualitativa e quantitativa em uma amostra de 658 docentes entrevistados, cujo exercício profissional aconteceu em várias regiões do noroeste da Espanha. A análise de frequências, mediante as tabelas de contingência, oferece dados sobre competências profissionais e formação do docente. Os resultados indicam diferenças em torno do gênero e da idade que se explanam pelo contexto histórico e educacional prévio e posterior ao franquismo, assim como pelas mudanças introduzidas ao longo da democracia.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; COMPETÊNCIAS; FORMAÇÃO INICIAL; FORMAÇÃO CONTINUADA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )