SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PAST, PRESENT AND FUTURE OF TEACHER TRAINING IN SPAIN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

VILLALOBOS-CLAVERIA, Alejandro Antonio  and  MELO-HERMOSILLA, Yenia Marcela. DESAFIOS DIDÁTICOS DO SABER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CHILENO PRINCIPIANTE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07820.  Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147820.

Este estudo nos oferece uma análise da transferência didática do professor universitário principiante e pretende caracterizar o caminho da sua transformação em docente. A matriz metodológica da pesquisa foi um estudo de caso em três universidades regionais chilenas. Os dados provêm da aplicação de uma entrevista em profundidade e da análise do curriculum vitae do grupo consultado. Os resultados revelam elementos próprios da transposição didática na construção de saberes, na qual convergem fatores subjetivos, disciplinares, institucionais e experiências práticas do professor principiante. Inicialmente se produzem padrões de formação, que são questionados perante situações complexas. Interessa destacar que esse conhecimento é construído como um diálogo de saberes: ciência e pedagogia.

Keywords : ENSINO SUPERIOR; DIDÁTICA; UNIVERSIDADES; PROFESSOR.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )