SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52FEMALE GRADUATES IN MECHANICAL ENGINEERING: AN EXPLORATORY APPROACHMERIT OR BIRTH? SOCIAL ORIGIN AND PERFORMANCE IN ACCESS TO HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

IWAMOTO, Helga Midori. MULHERES NAS STEM: UM ESTUDO BRASILEIRO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09301.  Epub June 30, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149301.

A Organização das Nações Unidas (ONU) defende a inclusão de mulheres nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM) como um pilar para o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (igualdade de gênero). Apesar de as mulheres terem alcançado, na média mundial, uma maior escolaridade que os homens, ainda auferem menor remuneração no mercado de trabalho. A organização relata ainda que a maior parte das mulheres está em carreiras fora das STEM, com remunerações tradicionalmente inferiores. Este estudo busca levantar as publicações brasileiras envolvendo mulheres nas STEM no Diário Oficial da União, de forma a verificar se as diretrizes nacionais e internacionais estão sendo levadas a cabo na instituição de políticas públicas.

Keywords : MULHERES; STEM; CIÊNCIAS; TECNOLOGIAS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )