SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52HISTORY OF A SOCIAL CONSTRUCTION: THE WOMAN IN THE MANUALS OF THE FRANQUIST DICTATORSHIPGENDER AND PRE-SCHOOL: THE EXPERIENCES AND STRATEGIES OF MALE EARLY CHILDHOOD EDUCATORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

OLIVER-BARCELO, Mar; FERRER-RIBOT, Maria  and  MOREY-LOPEZ, Mercè. MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08865.  Epub June 03, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148865.

Este estudo explora a educação artística nos currículos de educação infantil em dez países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua e República Dominicana - a partir das teorias da pedagogia crítica e do multiculturalismo. Para esse fim, foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo dos currículos e 25 entrevistas com especialistas. Os resultados indicam que a abordagem multicultural está geralmente presente nos currículos latino- -americanos, mas, apesar disso, em muitos casos não é transferida para o campo artístico. É proposto incorporar o trabalho com valores na educação artística e fortalecer o conceito de identidade híbrida e diversificada; para isso, é necessário reforçar a formação de professores.

Keywords : EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; CURRÍCULO; EDUCAÇÃO INTERCULTURAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )