SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MULTICULTURALITY AND ARTS EDUCATION IN THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUMWHO IS AFRAID OF THE TEACHER? THE HATE SPEECH ADDRESSED TO TEACHERS IN VIRTUAL SPACE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SANTOS, Maria Helena; CRUZ, Eduardo Ferreira  and  MARQUES, António Manuel. GÊNERO E PRÉ-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE HOMENS EDUCADORES DE INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08974.  Epub Aug 08, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148974.

Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.

Keywords : EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; HOMEM; MASCULINIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )