Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
LUZ, Fabiana Cristina da. PERFIL RACIAL DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10032. Epub Dec 12, 2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410032.
Este artigo busca compreender se a presença de profissionais negras/os influencia na abordagem racial presente no projeto político pedagógico e nos planos de ensino de quatro escolas do município de São Paulo, sendo as duas com maior percentual de professoras/es brancas/os e as duas com maior percentual de professoras/es negras/os. Assim, por meio dos dados analisados, foi possível constatar que: (i) de maneira geral os documentos pedagógicos ainda não reconhecem a importância estrutural da questão racial; (ii) a presença de docentes negras/os pouco impacta a incorporação da temática nos projetos políticos pedagógicos; e (iii) o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana tem sido realizado por um grupo minoritário de docentes.
Keywords : RELAÇÕES RACIAIS; EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.