Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
COTRADO, Bethzabe; BURGOS, María; BELTRAN-PELLICER, Pablo and CASTRO, Alfredo. ANÁLISE DIDÁTICA DE MATERIAIS CURRICULARES POR FUTUROS PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10031. Epub June 07, 2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410031.
Descrevemos a concepção e implementação de uma experiência de treinamento com futuros professores de matemática peruanos, destinada a desenvolver a competência de analisar a adequação didática dos materiais curriculares sobre probabilidade. A partir de uma abordagem qualitativa e com o apoio das diretrizes da engenharia didática baseada na Abordagem Ontosemiótica, foram gerados e analisados os protocolos de respostas escritas de 38 participantes. Os resultados mostram limitações na avaliação dos indicadores de idoneidade e dificuldades na elaboração de um julgamento fundamentado de idoneidade. Conclui-se que existe a necessidade de promover uma prática reflexiva no uso de materiais curriculares e propostas de melhoria em todas as facetas da adequação didática de forma conjunta.
Keywords : COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; MATERIAL DIDÁTICO; PROFESSOR; ENSINO MÉDIO.