SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54REDEFINING LEARNING ASSESSMENT AS A PRACTICE OF FREEDOMTEACHER TRAINERS’ COLLABORATIVE REFLECTIONS BASED ON AN INTER-INSTITUTIONAL SELF-STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LOPES, Jéssica Karollayne Pinheiro  and  TORRES, Patrícia Lupion. PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10125.  Epub May 07, 2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410125.

Esta revisão sistemática busca identificar quais procedimentos metodológicos são adotados em estudos empíricos sobre pesquisa e inovação responsáveis em educação. Ao total, 5 teses, 3 dissertações e 31 artigos científicos foram extraídos das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, SciELO, Eric e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Após a análise desses estudos no software Mendeley, apenas 19 atenderam aos critérios de inclusão. Conclui-se que mais pesquisas são necessárias sobre essa temática na área da educação, resultando em uma sociedade na qual as práticas de pesquisa e inovação visem a alcançar resultados sustentáveis, eticamente aceitáveis e socialmente desejáveis.

Keywords : PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS; EDUCAÇÃO; REVISÃO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )