SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue01Las representaciones sociales y las teorias implícitas: una comparación crítica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

KLEIN, Carin. A educação de mulheres como mães e professoras no Programa Nacional Bolsa-Escola. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.223-251. ISSN 0100-3143.

O presente texto apresenta algumas discussões realizadas em um trabalho de pesquisa inserido no campo da teorização cultural, principalmente na perspectiva dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, nas vertentes que têm proposto uma aproximação crítica com o Pós-Estruturalismo. Examino como alguns discursos veiculados pelo Programa Nacional Bolsa-Escola articulam pressupostos da psicologia do desenvolvimento para interpelar mulheres como mães, representando-as como mais adequadas ao exercício de funções que visam à inclusão social. É também a elas que se dirige uma série de atribuições e prescrições específicas que se traduziriam em formas hegemônicas de cuidado, proteção, administração/gerenciamento do lar e educação dos/as filhos/as, apresentadas como próprias - ou como parte - do exercício de maternidade.

Keywords : Programa Nacional Bolsa-Escola; Psicologia do Desenvolvimento; Maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )