SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue01O discurso da gestão escolar democrática: o conselho escolar em focoPanorama da educação inclusiva no município do Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MAURENTE, Vanessa Soares; MARASCHIN, Cleci  and  BIAZUS, Maria Cristina Vilanova. Modulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intervenção. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.103-121. ISSN 0100-3143.

Este artigo busca discutir as possibilidades de construção de estratégias de pesquisa e de intervenção por meio das tecnologias de produção de imagem fotográfica digital. Para tanto, trazemos uma experiência realizada em um serviço de saúde mental infanto-juvenil em Porto Alegre, Brasil. Em tal experiência, buscamos construir uma forma específica de conceber as relações entre sujeitos e tecnologias, o acoplamento tecnológico, assim como tentamos modular este acoplamento com a realização de oficinas de fotografia digital, nas quais jovens em tratamento e equipe técnica produziram imagens a partir de uma questão que lhes foi proposta. Discutimos de que modo a fotografia pode, por meio de um acoplamento cognição-máquina, garantir possibilidades de criação. Nossa hipótese é a de que isso se tornará possível por meio da colocação de uma proposta, pensada a partir do campo de pesquisa. Desse modo, buscamos encaminhar a construção de uma forma de pesquisar e produzir ações em campo através da tecnologia.

Keywords : Acoplamento Tecnológico; Oficina Terapêutica; Saúde Mental; Jovem; Fotografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )