Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143
Abstract
CAMARGO, Liseane Silveira and BECKER, Maria Luiza Rheingantz. O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.527-549. ISSN 0100-3143.
O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.
Keywords : Cooperação; Epistemologia Genética; Lógica da Reciprocidade; Lógica das Relações.