Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143
Abstract
GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes and LOPES, Celi Espasandin. Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.985-1002. ISSN 0100-3143.
Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística. Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa, a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente, relativos ao letramento estatístico das crianças - em particular, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica -, e revela a apropriação de práticas de letramento pela professora.
Keywords : Narrativa de Aula; Letramento Matemático; Letramento Estatístico; Aprendizagem Docente.