Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
PEREIRA, Beatriz Prado and LOPES, Roseli Esquerdo. Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.193-216. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623655950.
O objetivo da pesquisa da qual decorre este texto foi analisar os sentidos que a escola tem para jovens no último ano do Ensino Médio regular, na tentativa de compreender as peculiaridades e os significados de sua permanência na Educação Básica. Para tanto, em 2013, em São Carlos (SP), foi aplicado um questionário junto aos alunos de escolas públicas e particulares da cidade. Posteriormente, com um grupo desses estudantes, foram realizados encontros denominados conversa coletiva, com vistas a produzir uma reflexão a partir dos resultados obtidos com os questionários. Ao se posicionarem, os jovens compõem sentidos positivos e se motivam em relação à escola, não obstante, apontam deficiências nela presentes sem, com isso, desvalorizá-la.
Keywords : Escola; Ensino Médio; Juventudes; Sentidos da Escola.