Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
CAVACO, Carmen. Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.951-967. Epub Nov 25, 2015. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623653441.
O artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida.
Keywords : Adultos; Analfabetos; Formação Experiencial; Saberes.