Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
LEITE, Lúcia Helena Alvarez and CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1205-1226. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623660598.
O artigo discute a relação entre escola e território, a partir da abertura da escola em direção ao bairro e à cidade no âmbito do Programa Escola Integrada\PEI, experiência de ampliação de jornada escolar de Belo Horizonte/MG. A partir de uma pesquisa etnográfica que envolveu um grupo de adolescentes e educadores participantes do Programa, foi possível compreender que a constituição de territórios educativos relaciona-se fortemente ao vínculo de educadores e educandos com o bairro. Esses elementos, que conformam a tessitura do território educativo, têm possibilitado a emergência de ações coletivas, via escola, com a melhoria de espaços na comunidade e proporcionado um processo educativo mais próximo da vivência cotidiana dos educandos.
Keywords : Educação Integral; Território; Territórios Educativos.