SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Scientific Methodology in Brazil: teaching and interdisciplinarityPerspectives of the Non-School Educational in the Service of Young Offenders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FARIAS, Rhaisa Naiade Pael  and  MULLER, Fernanda. A Cidade como Espaço da Infância. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.261-282. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654542.

Estudos recentes (Valentine, 1997; Mikkelsen; Christensen, 2009) têm sugerido que a experiência da infância contemporânea nos centros urbanos é cada vez mais vivida de forma fragmentada. Para investigar tal afirmativa, o presente artigo se propõe a conhecer as experiências urbanas de duas meninas e dois meninos, habitantes de Brasília, Distrito Federal. O estudo utilizou métodos visuais e considerou as crianças como principais informantes. Map-like model (Blaut et al., 2003) e a foto-elicitação (Clark-Ibáñez, 2004) foram considerados como instrumentos de geração de dados. A análise sugere que apesar das crianças serem dirigidas aos espaços especializados e privados, seu conhecimento da cidade não é limitado.

Keywords : Cidade; Infância; Educação Não-Formal; Métodos Visuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )