SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Childhood and Schooling: entrance of children in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BECKER, Fernando. Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.371-393. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623656521.

Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizá-la, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.

Keywords : Abstração Reflexionante; Abstração Pseudoempírica; Epistemologia; Metodologia de Pesquisa; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )