Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; MARQUES, Dayana Ferreira; RODRIGUES, Adriege Matias and DIAS, Gilvania Lima. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.707-728. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623657687.
Este artigo teve como objetivo analisar os motivos que levaram à nucleação de escolas localizadas na zona rural de municípios do brejo paraibano a partir dos pontos de vista dos envolvidos nessa ação. O aporte metodológico foi organizado tomando como base a abordagem qualitativa. Após realização da pesquisa, constatou-se que o argumento de que a nucleação das escolas contribui para a melhoria na organização do ensino não se confirmou. Destaca-se que o fechamento das escolas tem colaborado com a saída dos moradores do campo para a cidade, interferindo na formação da identidade e possibilitando o desenraizamento dos sujeitos campesinos.
Keywords : Nucleação de Escolas; Educação no Campo; Políticas Públicas..