Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
WELLER, Wivian. Compreendendo a Operação Denominada Comparação. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.921-938. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623665106.
Nas ciências sociais a comparação cultural foi vista por um longo período como um procedimento científico voltado para determinar as estruturas ocultas a partir das quais ocorria o desenvolvimento das sociedades. Com base em aportes de Friedrich Tenbruck e Joachim Matthes, a primeira parte do artigo oferece uma análise crítica a esse tipo de entendimento da comparação e dos métodos utilizados. Na segunda parte são apresentadas duas pesquisas internacionais, com ênfase nos procedimentos metodológicos, motivos para a realização de ambos os estudos e aprendizados adquiridos. A riqueza de um estudo comparado não está apenas na capacidade de desvelamento de situações e realidades desconhecidas, mas também daquilo que não sabíamos sobre nós mesmos.
Keywords : Comparação; Comparação Cultural; Educação Comparada; Métodos Comparativos; Pesquisa Comparada..