SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Teacher Training in Art: journey and expectations from law 13.278/16Advisers and their Students in the 21st Century: challenges for the graduate programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MELO, Victor Andrade  and  SANTOS, Flávia da Cruz. Escola de Virtudes: a dança na São Paulo do século XIX (décadas de 1830-1860). Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1031-1054. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674388.

O objetivo deste estudo é discutir as experiências com a dança promovidas em São Paulo entre os anos 1830 e 1860, mais especificamente os discursos que as consideravam como uma escola de virtudes, estratégias para educar tendo em conta novas exigências sociais que se delineavam na cidade. Trata-se, portanto, de investigar iniciativas de educação do corpo, entendida como processo amplo de adequação a certos costumes, algo que passa pelo aprendizado de técnicas corporais, bem como de comportamentos julgados adequados. O recorte temporal teve em conta os primeiros indícios de ensino estruturado da prática e o início do momento em que houve um grande desenvolvimento da capital paulista. Como fontes, foram utilizados periódicos publicados no período.

Keywords : Dança; História da Educação; Educação do Corpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )