SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Voices of Black Children in Research and Literature: hoping is the verbChildhoods in the Face of Racism: theses for a good fight author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

TIRIBA, Léa  and  PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88370.  Epub June 07, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688370.

Tratamos de vivências de crianças na natureza e de suas repercussões em seu desenvolvimento biopsicossocial. Numa perspectiva espinosana, entendemos que tudo se constitui a partir da natureza, sendo os humanos seres da natureza e, simultaneamente, da cultura. Destacamos as implicações de sua condição biofílica e discutimos desenhos e falas de crianças das etnias Tupinambá de Olivença e Mura e de crianças não indígenas, de Nova Iorque, buscando nos aproximar de seus conhecimentos ecológicos e de seus sentimentos em relação ao universo natural de que são parte. Refletimos sobre essa abordagem na educação escolar indígena e urbana, considerando elementos das diretrizes da educação básica e estudos acerca dos direitos humanos e meio ambiente.

Keywords : Criança-Natureza; Biofilia; Tupinambá; Educação Escolar Indígena; Desenvolvimento Biopsicossocial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )