SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Pirilampo-Schools Survival as a Way of (Re)ExistingThe Ford Foundation Fellowships Program: 12 years of operation in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas. Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.3, e80861.  Epub May 20, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623680861.

Nosso objetivo foi analisar a participação cidadã através do Movimento Ocupa (MO), que lidera mobilizações frente às questões educacionais atuais, em seu diálogo com a Educação. Com aporte teórico em Habermas (2012), sob a perspectiva qualitativa e análise de conteúdo, de Bardin (1977), coletamos os dados através de revisão bibliográfica, documentos e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades secundarista e universitária. A pesquisa não pode apontar conquistas na pauta com o poder estatal, mas verificou o fortalecimento e a resistência do movimento.

Keywords : Políticas Educacionais; Movimento Estudantil; Movimento Ocupa; Participação Cidadã; Estado Gerencial..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )