Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
NEVES, Eloiza Dias. Identidades Docentes numa Escola Pública de Elite Portuguesa. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e88939. Epub Oct 28, 2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623688939.
Este artigo versa sobre as identidades profissionais de oito professores de uma escola básica pública lisboeta, à luz da tese de Claude Dubar. No estudo de caso, realizado em 2017-2018, a coleta de dados foi feita via entrevistas na linha de história de vida e questionários sobre aspectos sociais, econômicos e culturais. A análise da identidade biográfica mostra uma trajetória de professores que estudaram em escolas públicas, consideram-se dedicados e exigentes, além de que tiveram uma sólida formação profissional acadêmica. A identidade para o outro mostra que o grupo é tido como ativo e empreendedor pela comunidade e desenvolveu estilos pessoais de ensinar. A identidade relacional para si revela um exercício da docência focado na instrução de jovens da classe média-alta para o ensino superior.
Keywords : Identidades Docentes; Escola Básica; Estudo de Caso.