Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
SANTOS, Carla Liane Nascimento dos and DANTAS, Tânia Regina. Processos de Afrobetização e Letramento de (Re)Existências na Educação de Jovens e Adultos. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e96659. Epub Feb 12, 2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623696659.
O trabalho discute as temáticas de educação e processos de ensino-aprendizagem ao longo da vida, tomando como recorte as relações raciais nos contextos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, considerando o que determina a Lei 10.639/03. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem mista que associa a análise de indicadores, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, além de dados de duas experiências na EJA. Os resultados revelam que a EJA por ser constituída majoritariamente por negros e negras, pode ser entendida como uma ação afirmativa, que busca corrigir distorções e reparar injustiças históricas. Aponta como proposta pedagógica para o ensino e a aprendizagem significativa a associação entre afrobetização e letramentos de (re) existências.
Keywords : Afrobetização; Letramentos de (Re) Existências; Educação de Jovens e Adultos.