Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
LUNARDI, Nataly Moretzsohn Silveira Simões et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e106662. Epub May 24, 2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236106662.
O objetivo da pesquisa é compreender as representações sociais de pais sobre suas dificuldades e estratégias utilizadas nas aulas remotas oferecidas aos seus filhos. Participaram 147 pais/responsáveis de filhos em situação de ensino remoto. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário sociodemográfico e Teste de Evocação Livre de Palavras. Os dados foram analisados por meio da análise prototípica. Os resultados apontaram dificuldades com: internet, administração do tempo, concentração e conciliação do estudo/trabalho. As estratégias adotadas foram: organização da rotina e do local de trabalho e estudo, conversas e acompanhamento das atividades dos filhos. Considerou-se que estes pais precisam de mais informação e melhor suporte escolar.
Keywords : Afastamento Social; Educação; Ensino Remoto; Família; Representações sociais.