SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Ways of Inhabiting the World: a science education with/in the midst of/through lifeNatural History and Environmental Education in Dialogue in Science Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CARVALHO, Fabiana Aparecida de  and  BERGAMO, Leonardo Aparecido de Souza. Educação Ambiental Menor, Decolonialidade e Ativismo Artístico. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124125. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124125vs01.

Discute-se uma educação ambiental menor que escapa das contradições do desenvolvimento sustentável pautado na ótica econômica neoliberal. Junto à ideia de minoridade, fundamentada no pensamento pós-crítico, apresentam-se proposições decoloniais e transdisciplinares de educação para os ambientes. Para tal, a crítica ao Antropoceno/Capitaloceno e o ativismo artístico de representantes das comunidades indígenas, como ideias para adiar o fim do mundo, são cartografadas no texto e agenciam proposições diferenciadas que podem ser pensadas junto ao Ensino de Ciências.

Keywords : Educação Ambiental; Decolonialidade; Desenvolvimento Sustentável; Sujeito Ecológico; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )