SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Learning process in teacher formation and professionalization of teachersPoetic language in tune with the child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

FRANCO, Sandra Aparecida Pires  and  MOLINARI, Andressa Cristina. A importância da leitura e as concepções dos graduandos do curso de extensão "Leitura e escrita na universidade: uma prática transformadora". Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.663-675. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00663.

Neste estudo, investigou-se como alunos de um curso de extensão de uma Universidade pública do norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados por meio de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: o que é ler? Qual a sua importância? Onde a leitura ocorre? Para contribuir para o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras. Como sujeitos da pesquisa, tivemos seis alunos que participaram do curso de extensão. Apontamos, também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e das falhas de interpretação. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista, por intermédio da indução.

Keywords : Leitura; Escrita; Formação de Leitores; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )