SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The contribution of Paulo Freire’s ideas in the process of empowerment of the youth from Quilombo of Paratibe, João Pessoa - PB: an analysis of the experience from the Social Project Paratibe em AçãoBody, culture and Paulo Freire: capoeira as a way of education from the perspective of human emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade  and  HENZ, Celso Ilgo. Paulo Freire no âmbito da pesquisa: os círculos dialógicos investigativo-formativos como possibilidade de reinvenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com professores. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.519-537. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44026.

O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro recreativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa.

Keywords : Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos; Auto(trans)formação Permanente; Pesquisa; Círculos de Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )