SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Paulo Freire from research perspectives: the formative-investigative dialogical circles as a possibility of reinvent the circles of culture and self-directed in-service learning with teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SCHROEDER, Anastácia; VIEIRA, Joana Rita Lopes  and  SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo, cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.538-555. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44066.

O presente artigo, de base teórica, objetiva relacionar conceitos Freirianos de ser mais, conscientização, liberdade, ler o mundo, situações limite, oprimido opressor, com os fundamentos e o universo simbólico da Capoeira, manifestação cultural afro-brasileira de luta e resistência de povos historicamente marginalizados, a fim de possibilitar uma educação libertária com base na Cultura. Por apresentar fundamentos configurados na corporeidade e em simbologias, como as cantigas, que conferem pertencimento social e histórico, além da valorização positiva de identidades historicamente silenciadas, a prática da capoeira configura-se como potencial manifestação cultural em direção ao Ser Mais, levando a inserção crítica de oprimidos na realidade, para que nela atuem voltados a emancipação humana.

Keywords : Capoeira; Corpo; Paulo Freire; Educação Libertadora.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )