Revista da Faculdade de Educação
Print version ISSN 0102-2555
Abstract
BARUFI, Luadir. O ensino da leitura do texto escrito. Rev. Fac. Educ. [online]. 1985, vol.11, n.1-2, pp.43-62. ISSN 0102-2555.
A leitura do texto escrito impõe-se como questão de honra num processo de ensino da linguagem em todos os níveis de sua implantação curricular. Analisar a leitura como um processo operante, da parte de um leitor-aluno, suscita, além de indicadores válidos, para uma prática de ensino, questões metodológicas mais amplas para a própria didática. A lingüística tem fornecido subsídios decisivos no âmbito de vetores filosóficos que ora presidem essa abordagem, exigindo a tratação temática de uma gramática formal. Dispõe-se esta numa, se bem que pretensa, práxis interpretativa, domínio de uma poética de testemunho, onde se defrontam autor, texto, intérprete.
Keywords : Paradigma; Gramática Funcional; Gramática Formal; Diferença; Equilíbrio.