Revista da Faculdade de Educação
Print version ISSN 0102-2555
Abstract
BOVONE, Laura. Teorias da cotidianidade: busca de sentido ou negação de sentido?.Translated byMaria Cecília Sanchez Teixeira. Rev. Fac. Educ. [online]. 1992, vol.18, n.2, pp.264-282. ISSN 0102-2555.
Na sociologia contemporânea do cotidiano encontramos contribuições teóricas que nos permitem ampliar o conceito de sentido para além do paradigma weberiano da racionalidade com relação a fins e articulá-lo de um modo mais complexo, considerando não só elementos do tipo cognitivo, mas também elementos do tipo ético. Neste ensaio proponho-me, pois, a mostrar a oportunidade de apontar os vários matizes do sentido que pode emergir na vida cotidiana. Na sua heterogeneidade, tais Matizes contribuem para a especificação de um quadro bem articulado daquilo que dá a compreessibilidade (elemento cognitivo) e significatividade do tipo moral prático (elemento ético) à ação humana e com isso, em última análise, ao ator social.