Services on Demand
Journal
Article
Share
Revista da Faculdade de Educação
Print version ISSN 0102-2555
Abstract
GADOTTI, Moacir. Lições de Freire. Rev. Fac. Educ. [online]. 1997, vol.23, n.01-02, pp.00-00. ISSN 0102-2555.
Convivência com Paulo Freire: no exterior, a possibilidade de se aprender mais sobre o Brasil. Fundação do Instituto Paulo Freire: um espaço na busca de novas teorias e práticas educacionais. Compromisso com os oprimidos de todo o mundo. Contribuição de Paulo Freire à história das idéias pedagógicas. O conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo. Para Paulo Freire, conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos. A educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas a eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.
Keywords : Instituto Paulo Freire; Pedagogia Freireana/Pedagogia do Diálogo; Construtivismo Crítico; Educação.