SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue07A questão política da Inspeção Escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. Método de ensino: da proposição formal à mediação com a prática social. Educ. Rev. [online]. 1988, n.07, pp.22-26. ISSN 0102-4698.

O momento pedagógico que ora vivemos incorpora a crítica e exige de todos nós, educadores, uma sistematização mais organizada de nossos estudos e de nossos inquéritos educacionais, de modo a facilitar a compreensão dos fenômenos que nos cercam e exigindo, também o desenvolvimento de projetos educacionais gerados no confronto com os movimentos sociais de nosso tempo. A convivência com esse momento pedagógico leva-nos a elaborar este texto sobre métodos de ensino, visando instrumentalizar nossa ação educativa, e contribuir para o levantamento de novas hipóteses de trabalho. Com esse propósito, retomou-se o eixo lógico proposto pelas autoras argentinas Edelstein & Rodrigues (1979) no artigo intitulado: "Método: fator definidor e unificador de instrumentação didática", publicado em Córdoba, Argentina, além da contribuição de diferentes autores, bem como a análise da nossa própria prática. Visando à maior clareza do assunto, o trabalho foi organizado em três partes que são intercomplementares, quais sejam: I - Quadro geral do trabalho; II - Colocações que têm confundido o tratamento da questão: III - O caráter totalizador do método de ensino.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )